Dep. Med. Preventiva e Social

APOIO




PARCEIROS:

Fac. Eng. Civil, Arquitetura e Urbanismo/UNICAMP

GEPUCS e LABINUR apresentam a prévia do livro que trará as entrevistas realizadas com Candidatos às Prefeituras de Campinas e Conchal – SP.

Apresento a vocês uma prévia do livro que trará as entrevistas realizadas com Candidatos às Prefeituras de Campinas e Conchal – SP.
Uma iniciativa do Grupo de Estudos de Planejamento Urbano e Cidade Saudável (GEPUCS), do Laboratório de Investigações Urbanas (LABINUR)da FEC-UNICAMP.
Tema abordado: Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis.
Disponível no link:https://issuu.com/urbanovivo/docs/divulga____o_livro_gepucs…
entrevistas-com-os-candidatos

Inauguração da UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães” (30/06/2016)

Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães

Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste inaugurou oficialmente na quinta-feira (30/06/2016), às 8h30, a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães”, no bairro Planalto do Sol 2, na Zona Leste do Município. O nome da unidade de saúde foi uma iniciativa do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), e aprovada pela Câmara Municipal.

A UBS fica localizada à Rua Mombuca, 385, e dispõe de 563,85 metros quadrados de área construída, com salas de administração, de reuniões, vacinação, farmácia, almoxarifado, descontágio e utilidades, espera, curativos, consultórios, copa, vestiários, abrigo de resíduos sólidos, sanitários especiais para cadeirantes, entre outras dependências.

Em três anos a atual administração construiu cinco novas UBSs no Município. Em março, o posto Jardim Europa IV entrou em funcionamento e nesta quinta-feira será a vez do Planalto do Sol 2. Além destes, a Prefeitura construiu os novos postos dos bairros Jardim Boa Vista, Planalto do Sol 1 e Dona Regina.

Com a abertura da nova UBS no Planalto do Sol 2, os serviços prestados na UBS do bairro Vila Rica – que funciona em prédio alugado desde que o imóvel do Jardim das Laranjeiras foi interditado por problemas em sua estrutura – são transferidos para o novo Posto de Saúde, em um espaço devidamente planejado para o atendimento ao público. O atendimento no novo posto será realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30.

noticia retirada do link:

http://www.sbnoticias.com.br/noticias/142137/prefeitura-inaugura-ubs-do-planalto-do-sol-ii-nesta-quinta-feira/

Lançamento da Revista Ciência & Saúde Coletiva “10 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde” na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde em Curitiba/PR

10 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde

revista

Lancamento da  Revista

Esta edição sobre os “10 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde” foi lançada em português com tradução para o inglês, na 22a Conferência Mundial de Promoção da Saúde, que ocorreu em Curitiba neste final de maio. Ciência & Saúde Coletiva esteve presente, trazendo artigos que divulgam pesquisas empíricas, análises de experiências e revisões da literatura e focalizam, à luz da produção internacional, o estado do conhecimento sobre essa temática no Brasil.

Link da revista

http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/edicoes/index.php

22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES – Curitiba/PR nos dias 22 a 26 de maio de 2016

lg_iuhpe2016_pt

Nos dias 22 a 26 de maio de 2016 aconteceu na cidade de Curitiba a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, os integrantes do Grupo de Pesquisa de Planejamento Urbano Saudável do Laboratório de Investigações Urbanas da FEC/UNICAMP/GECPUS/LABINUR/UNICAMP.

 

inicio congresso curitiba (2)

grupo

Jussara Conceição Guarnieri falou sobre a revitalização e melhoria de espaços urbanos renovando, ampliando e substituindo parcialmente ou totalmente, introduzindo novos elementos com o principal objetivo disseminar a ocupação da população local, promover a reutilização da infraestrutura urbana voltada para promover qualidade de vida. Descrevendo o processo de revitalização do Parque ecológico na cidade de Conchal – SP compondo o urbano saudável. A revitalização desse espaço público permitirá que os munícipes possam usufruir coletivamente a qualidade de vida e melhorar o aspecto físico, emocional e social.

jussara

Outro trabalho apresentado foi Horta na Cidade como modeladora do espaço e promotora da saúde, trazendo no atual cenário brasileiro de revalorização da agricultura familiar a horta urbana aparece como uma oportunidade multidisciplinar de retomada do conhecimento tradicional rural, ainda presente na população das cidades. O planejamento urbano pode utilizar as hortas como ferramentas de revitalização do uso social da cidade e de ocupação de vazios urbanos, ao mesmo tempo em que cumpre com as expectativas da área da saúde, que propõe a construção coletiva da promoção da saúde com base autonomista, segundo a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNaPS). Este projeto teve como objetivo identificar características das hortas nas cidades com enfoque no planejamento urbano saudável.

congresso curitiba professora ana (2)

Ana Claúdia apresentou o poster eletrônico do Rodrigo sobre “A RESPONSABILIDADE DA ACADEMIA NA ABERTURA DE UM DIÁLOGO MULTIDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA CIDADE SAUDÁVEL”

 

poster rodrigo curitiba (2)

Obter o conhecimento dos diversos fatores, componentes, técnicas, metodologias e relações, que constituem o processo promotor da cidade saudável, é um desafio para aqueles que se incumbem desta responsabilidade, uma vez que superar com bases científicas os problemas que as cidades enfrentam, tais como o de “espaços de aglomeração e competição, da luta pelo espaço construído em torno das melhores localizações, de inclusão e de exclusão, com zonas de pobreza e riqueza, de segregação, de ambientes poluídos, espaços geradores de agravos e problemas de saúde” [1], exige fundamentação multidisciplinar, para gerar a concepção de um planejamento urbano que inclua a promoção da saúde, convergindo na cidade saudável, sensibilizando a academia quanto a sua responsabilidade em desenvolver um diálogo aberto entre as diversas ciências, relacionando o planejamento urbano com a promoção da saúde, mostrando sua ligação intrínseca. 

Adriana Curitiba (2)

Visita do GEPUCS na Prefeitura e na Horta Comunitária da Cidade de Conchal/SP

horta conchal (2)

conchal horta (2)